Responsabilidade ambiental

CRÉDITO DE CARBONO

A Usina São Luiz investe em melhoramento dos processos e tecnologia, para garantir a redução de gás carbônico na atmosfera. Somos certificados Renovabio, Política Nacional de Biocombustíveis, desde o ano 2018, e através desta, geramos os créditos de carbono.

MONITORAMENTO DA FAUNA

A fauna pode ser definida como o conjunto das espécies de animais que ocupam uma determinada região. É um dos componentes bióticos do ecossistema que melhor reflete a integridade do ambiente, atuando como um “termômetro” das condições ambientais.
O estudo faunístico da Usina São Luiz, iniciou-se em 2002 por profissionais da Universidade de Campinas (UNICAMP), Prof. Dr. Wesley Rodrigues Silva e os biólogos Paulo Roberto Manzani e Dra. Cristiane Patrícia Zaniratto. No último monitoramento, foram mapeadas 187 espécies diferentes, entre anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Os resultados obtidos reafirmam a importância da recuperação de corredores ecológicos, cinturões de vegetação que ligam fragmentos florestais ou unidades de conservação que estejam separadas. O principal objetivo desses corredores é possibilitar o deslocamento da fauna entre as áreas isoladas, garantindo a troca genética entre as espécies.

QUEIMADAS

A Usina São Luiz realiza a colheita de cana crua em aproximadamente 100% da sua totalidade. Desde 2010, não é realizada a atividade de queima da palha, ressaltando que o prazo a extinção do emprego do fogo nos canaviais determina o ano de 2021 para área não mecanizada. Com a assinatura do protocolo, os signatários se comprometeram em adiantar o compromisso, optando por eliminar as queimadas no máximo em 2014.

CONTROLE BIOLÓGICO

Várias são as espécies de insetos que causam prejuízo econômico aos produtores rurais e em razão disto são consideradas pragas. Para reduzir esses prejuízos de maneira tecnicamente correta, economicamente viável e segura para o meio ambiente, foi necessária a implantação de um programa de manejo integrado de pragas.
A Usina São Luiz dispõe de um laboratório entomológico, desde 1981, para produção de Cotesia flavipes e uma biofábrica, desde 2006, para fabricação de Metarhizium anisopliae e Bauveria bassiana.
O controle biológico é considerado, pela USL, uma alternativa importante para o manejo de pragas em sistemas agrícolas sustentáveis, visto que constitui um processo natural de regulação do número de indivíduos da população da praga por ação dos agentes de mortalidade biótica. O controle biológico tem como principais vantagens a proteção da biodiversidade, menor risco de atingir organismos não-alvos e não deixar resíduos tóxicos em alimentos, água e solo.

USO DA ÁGUA

Nós possuímos um circuito fechado de águas, garantindo otimização e redução do consumo dos processos produtivos, fabricação de açúcar, etanol e geração de energia.
Além disso, desenvolvemos campanhas de conscientização do uso racional da água, envolvendo todos os colaboradores da empresa.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

O Programa 3R teve início em 2009, com o objetivo de elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Várias ações foram realizadas e continuam acontecendo para minimizar o impacto gerado por estes.
• Artesanato natalino com materiais recicláveis;
• Devolução de lâmpadas usadas para a reciclagem;
• Coleta de pilhas e baterias para correta destinação;
• Retirada dos sacos das lixeiras de lixo seco dos escritórios;
• Intensificação da conscientização através do programa “Lixo no lixo”.